segunda-feira, 16 de agosto de 2010

diario do caminho: voltas e revoltas do processo de refelxão pra ser fazer um filme. Escrito em 23/07/09

Inspirismo estético organistico
 
O filme DEVE partir de uma visão PESSOAL  e PARCIAL
Pessoal, por que é da minha ferida, das minhas angustias que nasce a necessidade desse projeto. Então é necessário explicitarme, quem sou e por que sou. Quais são as minhas angustias (a impotência, a falta de utopia, o excesso de informação sem experiência, a revolta consentida)
O projto acompanha e deflagra o processo de auto-reflexão da autora marina, desde seu nascimento até a finalização do filme.
O filme projeto é portanto uma obra aberta, o registro de um processo, que ao plasmar-se em idéia e forma, transforma seu sujeito, que por sua vez transforma o projeto.
 
O PROJETO NASCE DE UMA ANGUSTIA, pessoal, fruto da minha história e da percepção negativa do “estado das coisas”. Tanto a angustia quanto meu olhar negativo e crítico, a carga de desilusão com a qual começo a me relacionar com o mundo é o resultado de uma dinâmica de interação entre a minha história pessoal e a história do tempo em que vivo (e que contém o tempo precedente)
ESSA DINÂMICA DE INTERAÇÃO É A ESPINHA DORSAL QUE ORIENTA O BLOCO 1 DO FILME E QUE É A LINHA NARRATIVA ESTRUTURAL DO FILME COMO UM TODO
 
Desse modo, o processo do filme  é também um processo de auto (re( conhecimento e por isso auto reflexivo e mutante. A medida em que vou tomando consciência da maneira em que me coloco no mundo e o percebo (em que CRIO a realidade em que vivo), minha atitude, meus valores e opiniões se transformam. O filme é, ao mesmo tempo, o registro desse processo de mutação e também um catalizador ativo desse processo, pois através da necessidade de reflexão e criação se dá a confrontação entre o desejo e a desilusão, entre a criatividade e a impotência, entre o amor e o medo.
 
Quando coloquei as questõe iniciais desse projeto “quais foram as razões para o naufrágio de um movimento de transformação cultural e humano, de irmandade e libertação na América Latina” e “existem sobrevivêntes?”, me deparei com minha angustia, com minha visão pessimista, beirando o nihilismo,  com o sentimento de impotência frente ao “processo inexoravel da história” e com uma profunda decepção a respeito do tema que me propunha conhecer. O tema em si, como colocado, já denota uma visao de mundo negativa, vencida pelo “pragmatismo factual da história objetiva”, desde uma perspectiva externa, descomprometida, como quem olha o mundo do lado de fora e o julga. Ou seja, vi pela primeira vez a prepotência do lugar em que me colocava na história. Prepotência gerada pela impotência e pelo medo.
 
Primeiro ponto de giro dentro de meu próprio eixo:
O que realmente me interessa, me move, me fascina é o que existiu e moveu pessoas, idéias, filmes nesse movimento. O sonho de transformação, o sentimento de potência, a busca das identidades e a persistência das lutas de resistência contra a opressão e o subdesenvolvimento, a escravização do espirito e do corpo. A doutrinação e a transformação de sujeitos em massa. A luta libertária das pulções e do ser humano como natureza, parte do organismo vivo do planeta Gaia. A explosão da diversidade, e criação de formas de beleza despadronizadas, da beleza convulsiva, transformadora.
Percebi então que só poderia tocar o tema que realmente me interessa se for capaz de genuinamente – e não só intelectualmente – me deixar tomar pelo sonho, ser parte desse processo, sujeito transformador. Não mais uma medica forense e um produto passivo daquilo que eu mesmo critico com dentes afiados.
Fim ao fim da história, fim ao fim da utopia!
 
“…Tomo gusto pela decadencia do tempo em que nasci”
 
Inicio o processo de transformação da NOSTALGIA AMARGURADA em ATIVISMO ESPERANÇOSO.
Esse é também o caminho do filme, sua unica possibilidade de ser uma obra honesta e não um manifesto retórico, pedante e demagógico
 
Emprender o self-empowerment daquilo que em mim é desejo, amor e esperança. Abrir sem vergonha castradora e crítica a FONTE DO DESEJO LIBERTÁRIO DAS PULÇÕES.
 
 
***
 
De que material plástica visual sera composta a obra?
 
De uma colagem caledoscópica (montagens multiplas, reultilização e resignificação das partes pelo todo, sampler) de materiais de diversas fonts.
 
Trabalhará com informações e materiais que criam links entre o universo pessoal da autora e o universo social e histórico da américa Latina da segunda metade do SEC XX e o inicio de século XXI. Tendo a liberdade de dar saltos e criar pontes com outros universos espaços temporais, pontualmente.
 
A colagem caledoscópica é uma forma de BRINCOLAGEM, termo conhecido na Antropologia Estruturalista e, creio, criado por Lewi-Strauss. Trata-se de encontrar células de sentido  que se montam e se reorganizam, em relação a outras células minimas de sentido, e nessa dinâmica relacional, novos sentidos vão sendo criados, revistos, subvertidos, resignificados. O sampler e a mixagem são os termos correntes aplicados sobretudo a criação musical, mas que ajudam a entender a linguagem estética que guia a obra.
O SONHO é uma dessas células minimas de sentido que combinadas com outras como LATINO AMÉRICA, TERRA, IRMANDADE, vai criando sentidos específicos.
 
Assim vejo também a imagem do que sou: uma colagem em movimento de muitas vozes, fontes, informações, versoes e experiências.
 
***
 
Assumo uma perspectiva utópica e imparcial. Assumo a possibilidade panfletária da obra para com essa utopia, mas nego e quero permanecer vigilante quanto ao didatismo, que simplifica e define significados; ao dogmatismo, que impoem uma Verdade; a uma construção programática, onde os elementos passam a ser funcionais  e não organicos; e principalmente a pobreza visual, que aniquila toda a possibilidade de poesia e abertura de sentidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário